quinta-feira, 1 de março de 2012

Competição será a tônica no segmento de supermercados em 2012, diz especialista

O ano que passou foi positivo para as empresas do varejo de alimentos e a tendência seguirá em 2012, segundo o presidente do Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo), Alvaro Furtado. “Em 2012 teremos um início mais lento, mas com aceleração forte no segundo semestre, decorrente das políticas governamentais de juros mais baixos, o que levará à expansão do consumo.”

O levantamento dos números de vendas do setor em 2011 ainda está sendo concluído, mas as expectativas são positivas. “Podemos dizer, a partir de pesquisa censitária que, descontada a inflação, as vendas do segmento, compreendendo toda a categoria econômica (mega, grandes, médias, pequenas e microempresas), cresceram em torno de 4%”, afirma.

Segundo o presidente do Sincovaga, a concentração mais forte que se desenhava no segmento, com a possibilidade da fusão do Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, acabou não vingando em 2011, não tendo havido como em anos anteriores movimentações mais expressivas em termos de crescimento de empresas de supermercados pela aquisição de outras.

No que se refere aos modelos de lojas, o presidente do Sincovaga acredita que tanto o “atacarejo” como a loja de vizinhança seguem como tendência para 2012, havendo ainda espaço para a abertura de hipermercados, sobretudo em regiões em que se inauguram shopping centers. “O modelo de ‘atacarejo’ será especialmente incrementado e nele acontecerá um enfrentamento ainda maior de equipamentos das megaempresas do setor”, diz Alvaro Furtado.

Na Grande São Paulo, os modelos de loja de vizinhança e de conveniência estarão, cada vez mais, entre as alternativas para equipamentos de empresas menores, que deverão aproveitar nichos de mercado para um atendimento personalizado e de qualidade para um consumidor cada vez mais exigente.

No interior, a concorrência entre as megaempresas e as redes regionais ou locais continuará acirrada, na opinião do especialista. “Este é um cenário muito interessante para o consumidor, pois além da melhoria dos equipamentos e das operações, os preços serão igualmente impactados pela forte competição”, completa.

Sobre o Sincovaga - Com 80 anos de história, completos em 2011, o Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo) representa mais de 40 mil empresas da categoria econômica do varejo de gêneros alimentícios, entre elas as que comercializam, predominantemente, alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica no Estado de São Paulo. Dentre os estabelecimentos representados estão hipermercados, supermercados, auto-serviços, mercados, mercadinhos, lojas de conveniência, quitandas, mercearias, empórios, laticínios e sacolões.

Estudos da Merc mostra vantagens de kits hidráulicos


Os altos investimentos em habitação, impulsionam as empresas da construção civil a buscarem novas tecnologias que possibilitem construir mais rápido e com qualidade. Nesse cenário, a Merc Distribuidora, empresa de soluções para projetos hidráulicos e elétricos para os departamentos de engenharia das construtoras e instaladoras, desenvolveu um estudo sobre o kit PEX (de tubulações flexíveis) para água quente e fria.

O kit de poliestireno expandido (PEX), quando comparado com a tubulação rígida de PVC, PPR ou CPVC, oferece vantagens, como a redução de mão de obra e o aumento da produtividade. A rapidez na instalação, além da economia e padronização dos materiais, também facilita a vida no canteiro de obras. “O tubo PEX, por ser embutido na laje, descarta a necessidade de emprego da sanca de gesso, que costuma encarecer a obra. Outra vantagem é que, por ser flexível e por correr dentro de um tubo-camisa, pode ser removido sem a necessidade de quebra em qualquer parte da obra, em caso de manutenção”, diz Eduardo Setti, diretor da Merc.

Ao contrário do sistema tradicional, que precisa ser instalado em fases bem anteriores, o kit PEX pode ser inserido na fase final da obra, sem o risco de quebras ou danos ao material. O sistema também contribuiu para a limpeza e economia de material na obra. "Como o sistema dispensa conexões como cotovelos de até 90o, a perda de carga líquida fica reduzida a quase zero e o diâmetro da tubulação pode diminuir, reduzindo ainda mais o orçamento com hidráulica", finaliza o diretor da Merc. No total, o uso do sistema flexível combinado com os kits reduz em até 50% o tempo da instalação e da mão de obra, em comparação com o sistema convencional, sendo que o custo do material é quase o mesmo.

Chega ao mercado de Ribeirão Preto o Ovo Paçoquita


Conhecida como a maior fabricante de produtos à base de amendoim do Brasil, a Santa Helena inova mais uma vez e ingressa no disputado mercado da Páscoa, lançando seu primeiro ovo de chocolate, o Ovo Paçoquita. Este produto é o casamento surpreendente entre o chocolate ao leite com a Paçoquita, possui 245g (nº 15) e chega ao consumidor ao preço de R$ 17,90.

Os ovos serão disponibilizados apenas em Ribeirão Preto, em dois pontos de vendas exclusivos da Santa Helena: a Loja de Fábrica, localizada anexa ao complexo fabril da empresa, e a Loja Amendoíssimo, inaugurada no Novo Shopping em dezembro de 2011.

Para chegar ao nível de qualidade e diferenciação dos demais produtos fabricados pela empresa, foram realizados muitos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que abrangeram a escolha do chocolate, embalagens, fornecedores e sistema de transporte. A decisão pelo lançamento do produto se deu a partir da análise das alternativas de expansão da marca Paçoquita, e o ovo surgiu naturalmente como uma das melhores opções. “A Paçoquita combina muito bem com chocolate, e o resultado foi um produto com sabor sem igual no mercado”, afirma João Lise, gerente de produto.

Em 2012 será comemorado o aniversário de 70 anos da Santa Helena, e o Ovo Paçoquita é um dos produtos símbolo desta celebração. Com este lançamento, a empresa também pretende adquirir conhecimento e experiência na venda de um produto de chocolate. “Sabemos da dificuldade e do dinamismo do mercado de ovos de Páscoa e, por isso, estamos bastante cautelosos, mas muito otimistas. A marca Paçoquita é muito aceita e querida e possui fiéis consumidores. Esperamos surpreendê-los mais uma vez”, afirma Lise.

Loja de Fábrica - Santa Helena
Rua Paraguai, 1275, Parque Industrial Tanquinho – Ribeirão Preto (SP)

Loja Amendoíssimo – Novo Shopping
Avenida Presidente Kennedy, n.º 1.500 – Ribeirânia – Ribeirão Preto (SP)

Tirol lança linha do iogurtes bicamadas


Referência nacional na produção de alimentos lácteos, a Tirol investe com sucesso na ampliação de suas linhas de iogurtes, oferecendo novas variedades, sabores e texturas.

A nova linha de iogurtes Bicamadas oferece um verdadeiro “manjar dos deuses” ao unir o iogurte de baunilha com uma camada de saborosas geléias de frutas - com opções nos sabores ameixa, morango e maracujá.

Produzido com a qualidade do leite Tirol, o iogurte Bicamadas oferece um aporte significativo de cálcio, proteínas e carboidratos, para compor o dia-a-dia dos amantes desta saúdável e saborosa sobremesa.
Ficha Técnica:
Iogurtes Bicamadas Tirol
Volume: potes de 130g
Calorias: 161 Kcal por unidade (130g)
Preço sugerido: R$ 1,69
Localizada em Treze Tílias (SC) e especializada na produção de produtos lácteos, a Lacticínios Tirol possui uma variada linha de alimentos, como iogurtes, queijos, manteiga, doce de leite e creme de leite. Com uma produção de mais de 1.000mil litros/dia, a empresa ocupa hoje a liderança na comercialização de leite pasteurizado e é vice-líder no segmento de leite UHT no Brasil.
www.tirol.com.br

Colgate Total 12 Professional Whitening é eleito o Produto do Ano em 2012


Colgate Total 12 Professional Whitening foi eleito como o ”Produto do Ano” na categoria Creme Dental Regular, na 4ª edição do prêmio. Segundo Tamara Kulb, diretora de Higiene Oral da Colgate-Palmolive, “a Colgate-Palmolive está sempre liderando o desenvolvimento de produtos com alta tecnologia para proporcionar aos consumidores o melhor para o seu cuidado bucal”, afirma a diretora. Estudos comprovam que o creme dental Colgate Professional Whitening oferece 12 horas de proteção completa para uma boca mais saudável, além de deixar os dentes mais brancos, um dos atributos mais valorizados entre os consumidores. O produto é indicado como complemento para o branqueamento realizado no consultório do dentista, pois sua fórmula reduz até 95% as manchas externas dos dentes, sendo mais eficaz no branqueamento em relação aos cremes dentais comuns.

Existente no Brasil há quatro anos e presente em 32 países, o Produto do Ano 2012 contou com mais de 60 categorias analisadas e 5.000 consumidores foram entrevistados. Entre os 150 produtos inscritos, foram analisados produtos dos segmentos de higiene e beleza, artigos de limpeza e alimentos. Após a premiação, as marcas vencedoras obtêm o direito de utilizar o selo do prêmio nos produtos, como forma de reconhecimento pela qualidade, performance e eficiência dos produtos entregues aos consumidores.


Sobre COLGATE-PALMOLIVE - A Colgate-Palmolive é uma companhia global presente em mais de 179 países e 32 territórios de todo o mundo. Presente no Brasil desde 1927, a empresa investe no desenvolvimento constante de tecnologia para atender as necessidades de consumo em seus locais de atuação.

No Brasil, a Colgate-Palmolive foca seus negócios nas áreas de Higiene Oral e Pessoal, Limpeza do Lar e Nutrição Animal, oferecendo qualidade de vida aos seus consumidores, por meio de produtos como: cremes e escovas dentais, sabonetes em barra e líquidos, xampus e condicionadores, produtos de limpeza e pet food.


Serviço de Atendimento ao Consumidor Colgate-Palmolive
SAC 0800-7037722
www.colgate.com.br
Caixa Postal 1862, CEP 01059-970, São Paulo, SP

Estrala lança monstrinhos que grudam


Eles são esquisitos, mas brincar com eles é pura diversão. Os Ickee Stickeez vieram de outro planeta e fazem parte das novidades da Brinquedos Estrela para 2012. São 24 monstrinhos com diferentes personalidades que vão entreter e alegrar a criançada.

O Yux, por exemplo, mora na parte de trás da geladeira e sua habilidade é testar sabores; o Rojo vive na prateleira de condimentos, ele é engolidor de fogo e por isso adora molhos picantes; já o The Drip se instala nos encanamentos e detesta dias claros. Os Ickee Stickeez grudam em superfícies lisas e os meninos também podem apertá-los e esmagá-los. Cada saquinho vem com 3 monstrinhos e 3 Ickee bolhas.

Para crianças a partir de 3 anos.
R$ 19,90
SAC Estrela – 0800-704-5520 / www.estrela.com.br

Pedigree Adotar celebra 3 anos com rótulos comemorativos


Adotar é tudo de bom comemora o sucesso de seus três anos no Brasil com o lançamento de embalagens exclusivas de Pedigree Lata Edição Especial. Pela primeira vez na história da marca louca por cachorro, cães Sem Raça Definida (SRD) para adoção estamparão os rótulos dos produtos, além de informações adicionais sobre o programa. As variedades Pedigree Lata Carne e Frango Júnior, com a filhote Maia, e Pedigree Lata Carne Adulto, que traz Pretinha, estarão disponíveis em supermercados de todo o Brasil a partir de fevereiro.

“Somos loucos por cachorro e acreditamos que todo cachorro merece um lar feliz. Completamos três anos do programa Pedigree Adotar é tudo de bom com muito sucesso e 25625 cães adotados, Pedigree Lata Edição Especial com SRDs abandonados nos rótulos é nossa primeira ação comemorativa. Para os próximos anos do programa continuaremos sensibilizando e mobilizando a população para a causa, pois queremos tornar o mundo um lugar melhor para Maia, Pretinha e para os milhões de cães abandonados no Brasil”, conta Cynthia Wolgien, Gerente de Assuntos Corporativos da Mars Brasil.

Além das informações nutricionais sobre o produto e sobre o descarte ideal da embalagem, Pedigree Lata Edição Especial apresenta o número de cães adotados por meio do programa Pedigree Adotar é tudo de bom em seu website oficial. Ao acessar www.pedigreeadotaretudodebom.com.br, o consumidor encontrará mais informações sobre o programa, as ONGs parceiras e também saberá como participar do processo de adoção de Maia e Pretinha e outros cães disponíveis.

Pedigree Adotar é tudo de bom teve início nos Estados Unidos e veio para o Brasil em 2008. Dos mais de 20 milhões de cães abandonados no País, 70% acabam em abrigos, sendo que 90% nunca encontram um lar. O programa tem como objetivo mudar essa realidade por meio da sensibilização, conscientização e mobilização da população para a causa; do apoio aos abrigos que resgatam e promovem a adoção consciente e da educação da população sobre a guarda responsável.

Além disso, Pedigree Adotar é tudo de bom espera encorajar as pessoas que estejam pensando em ter um cachorro, a considerar a adoção, visitar abrigos e organizações de proteção de animal.

As iniciativas de Pedigree Adotar é tudo de bom só têm se multiplicado. Após cumprir a meta e doar até R$ 1 milhão para ajudar abrigos parceiros, nos seus primeiros 3 anos, o programa acumulou novas estratégias, realizando parcerias e uma série de atividades. Além de renovar seu compromisso de doar até R$ 1 milhão ao iniciar o seu quarto ano no Brasil, o programa possui, entre outras atividades, seminários de capacitação de ONGs, o apoio de diversas celebridades e ações importantes para a mobilização da população para a causa. Com o apoio atual a 36 ONGs em 12 estados, a realidade de 25.625 cães que foram adotados por meio do programa já foi transformada.

Álbuns fotográficos e carimbos integram linha de Presente Monokuro Boo by YES


Momentos especiais devem ser registrados e merecem ser recordados. Nada melhor que um lindo álbum para guardar essas lembranças. A linha Presente Monokuro Boo, da YES, traz modelos de álbuns fotográficos que vão agradar a todas as garotas.

Os álbuns possuem detalhes em hot stamping, porta-cd e memo para anotações. Há opções com capacidade para 80 e 120 fotos. O MKPH80 tem como diferencial a janela para personalização que o deixa ainda mais charmoso.

A linha é composta também por carimbos Monokuro Boo. Ideais para enfeitar o caderno, a agenda e outros materiais, os carimbos trazem diversos desenhos dos porquinhos e podem ser encontrados em duas versões: embalagem blistada com seis unidades (MKCB06) e display com 24 unidades e 12 modelos diferentes (MKCB24). Não há quem resista a tanta fofura.

Um verdadeiro mimo para as garotas, os acessórios Monokuro Boo se destacam pelas estampas meigas e divertidas, que mesclam as cores dos personagens com tons vibrantes, e pela simpatia dos porquinhos que encantam a todos.

Os produtos são encontrados nas principais papelarias, casas de presentes, lojas de materiais fotográficos e magazines.

Para ficar por dentro das novidades de Monokuro Boo, acesse o Twitter e o Facebook Monokuro Boo.
Twitter: http://twitter.com/#!/monokuroboo_br
Facebook:http://www.facebook.com/pages/Monokuro-Boo/306817426019730

Outras informações:
Redibra: www.redibra.com.br
SAC Y.E.S.: (11) 3277-8822 – www.clickyes.com.br

Sobre Monokuro Boo
Sucesso mundial, a marca Monokuro Boo é formada por uma simpática dupla de porquinhos monocromáticos que tem como slogan “Simple is Best”. Monokuro, em japonês, quer dizer monocromático, e Boo faz referência ao grunhido do porquinho. A marca infantil foi criada em 2005 pela empresa de design japonesa San-X. No Brasil, Monokuro Boo é representada pela Redibra.

Carteiras da Isabella Piu by Xeryu´s para todos os gostos e estilos

Para o inverno 2012, a Isabella Piu by Xeryu´s preparou uma coleção de carteiras coloridas e com texturas, oferecendo uma grande variedade de modelos para agradar a todos os estilos.

A marca traz tanto itens básicos e clássicos quanto opções mais modernas e fashion para as mais descoladas. Alguns modelos podem inclusive ser usados como clutch para dar um toque especial à produção. As carteiras da coleção de inverno Isabella Piu by Xeryu´s estão disponíveis em mais de cinco mil multimarcas espalhadas por todo o território nacional.
www.xeryus.com.br

Nestlé - A Força do Interior no consumo de ovos de Chocolate

O interior de São Paulo foi responsável por 23,3%* do consumo de ovos de chocolates em 2011, um dos índices mais altos entre todas as regiões brasileiras. Para agradar ao público cativo e apaixonado por chocolates, a Nestlé traz novidades que prometem agradar a todos os perfis de consumidores. Um dos lançamentos é o ovo Classic Trilogia (480g), que reúne três sabores em um único produto: ao leite com recheio de avelã, branco com recheio de frutas vermelhas e dark com recheio de chocolate ao leite. Outra novidade é o Classic Cookies (450g), uma combinação de chocolate branco com biscoitos Negresco e recheado de bombons de chocolate branco. Os lançamentos estão disponíveis em todo o país.

LG impressiona com Optimus 3D Max na MWC 2012


Seguindo os passos do smartphone que exibe imagens em 3D sem o auxílio de óculos lançado no ano passado, a LG Electronics apresenta publicamente o Optimus 3D Max na edição 2012 da feira de celulares Mobile World Congress, que acontece em Barcelona até 1º de março. Com sua poderosa tecnologia 3D e design ainda mais elegante, o Optimus 3D Max oferece uma plataforma completa de entretenimento em terceira dimensão e marca um grande avanço no crescente universo 3D.

“O Optimus 3D Max é fruto dos constantes esforços da LG de elevar ainda mais a experiência de entretenimento do usuário", diz Jong-seok Park, presidente e CEO da LG Electronics Mobile Communications Company. “A introdução do Optimus 3D no ano passado marcou o início de uma nova era para os smartphones e o Optimus 3D Max é uma prova real do compromisso da LG com o entretenimento 3D portátil”, afima o executivo.