quinta-feira, 1 de março de 2012

Estudos da Merc mostra vantagens de kits hidráulicos


Os altos investimentos em habitação, impulsionam as empresas da construção civil a buscarem novas tecnologias que possibilitem construir mais rápido e com qualidade. Nesse cenário, a Merc Distribuidora, empresa de soluções para projetos hidráulicos e elétricos para os departamentos de engenharia das construtoras e instaladoras, desenvolveu um estudo sobre o kit PEX (de tubulações flexíveis) para água quente e fria.

O kit de poliestireno expandido (PEX), quando comparado com a tubulação rígida de PVC, PPR ou CPVC, oferece vantagens, como a redução de mão de obra e o aumento da produtividade. A rapidez na instalação, além da economia e padronização dos materiais, também facilita a vida no canteiro de obras. “O tubo PEX, por ser embutido na laje, descarta a necessidade de emprego da sanca de gesso, que costuma encarecer a obra. Outra vantagem é que, por ser flexível e por correr dentro de um tubo-camisa, pode ser removido sem a necessidade de quebra em qualquer parte da obra, em caso de manutenção”, diz Eduardo Setti, diretor da Merc.

Ao contrário do sistema tradicional, que precisa ser instalado em fases bem anteriores, o kit PEX pode ser inserido na fase final da obra, sem o risco de quebras ou danos ao material. O sistema também contribuiu para a limpeza e economia de material na obra. "Como o sistema dispensa conexões como cotovelos de até 90o, a perda de carga líquida fica reduzida a quase zero e o diâmetro da tubulação pode diminuir, reduzindo ainda mais o orçamento com hidráulica", finaliza o diretor da Merc. No total, o uso do sistema flexível combinado com os kits reduz em até 50% o tempo da instalação e da mão de obra, em comparação com o sistema convencional, sendo que o custo do material é quase o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário