quinta-feira, 1 de março de 2012

Competição será a tônica no segmento de supermercados em 2012, diz especialista

O ano que passou foi positivo para as empresas do varejo de alimentos e a tendência seguirá em 2012, segundo o presidente do Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo), Alvaro Furtado. “Em 2012 teremos um início mais lento, mas com aceleração forte no segundo semestre, decorrente das políticas governamentais de juros mais baixos, o que levará à expansão do consumo.”

O levantamento dos números de vendas do setor em 2011 ainda está sendo concluído, mas as expectativas são positivas. “Podemos dizer, a partir de pesquisa censitária que, descontada a inflação, as vendas do segmento, compreendendo toda a categoria econômica (mega, grandes, médias, pequenas e microempresas), cresceram em torno de 4%”, afirma.

Segundo o presidente do Sincovaga, a concentração mais forte que se desenhava no segmento, com a possibilidade da fusão do Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, acabou não vingando em 2011, não tendo havido como em anos anteriores movimentações mais expressivas em termos de crescimento de empresas de supermercados pela aquisição de outras.

No que se refere aos modelos de lojas, o presidente do Sincovaga acredita que tanto o “atacarejo” como a loja de vizinhança seguem como tendência para 2012, havendo ainda espaço para a abertura de hipermercados, sobretudo em regiões em que se inauguram shopping centers. “O modelo de ‘atacarejo’ será especialmente incrementado e nele acontecerá um enfrentamento ainda maior de equipamentos das megaempresas do setor”, diz Alvaro Furtado.

Na Grande São Paulo, os modelos de loja de vizinhança e de conveniência estarão, cada vez mais, entre as alternativas para equipamentos de empresas menores, que deverão aproveitar nichos de mercado para um atendimento personalizado e de qualidade para um consumidor cada vez mais exigente.

No interior, a concorrência entre as megaempresas e as redes regionais ou locais continuará acirrada, na opinião do especialista. “Este é um cenário muito interessante para o consumidor, pois além da melhoria dos equipamentos e das operações, os preços serão igualmente impactados pela forte competição”, completa.

Sobre o Sincovaga - Com 80 anos de história, completos em 2011, o Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo) representa mais de 40 mil empresas da categoria econômica do varejo de gêneros alimentícios, entre elas as que comercializam, predominantemente, alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica no Estado de São Paulo. Dentre os estabelecimentos representados estão hipermercados, supermercados, auto-serviços, mercados, mercadinhos, lojas de conveniência, quitandas, mercearias, empórios, laticínios e sacolões.

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